Início das aulas

SETEMBRO - Diagnóstico de competências (áreas fortes, emergentes e fracas)


      Independência e autonomia; Alimentação; Higiene e arranjo pessoal; Trabalho autónomo; Socialização; Motricidade.

Independência e autonomia; Alimentação
. Aguarda calmamente a sua vez para ser servida 
. Utiliza a colher para levar os alimentos à boca
. Espeta alguns alimentos com o garfo e leva-os à boca
. Não atira os utensílios abaixo da mesa
. A pedido utiliza o guardanapo 
. Introduz a palhinha no pacote do leite 
.Segura o pacote de leite enquanto bebe
. Põe o pacote do leite vazio no caixote do lixo
Independência e autonomia; Higiene e arranjo pessoal
. Desaperta e despe o casaco
. Veste e aperta o casaco
. Pendura o casaco no cabide
. Colabora no vestir e no despir
. Dirige-se à casa de banho sempre que lhe é recomendado lavar as mãos
. Utiliza corretamente a torneira
. Lava as mãos 
. Seca as mãos com os toalhetes
. Coloca os toalhetes usados no lixo
Trabalho autónomo e atenção/concentração
. Identifica os diferentes espaços da escola 
. Através do seu horário identifica os espaços e as atividades correspondentes. 
. Executa instruções dadas pelo adulto.  
. Identifica a sequência de uma tarefa e realiza-a até ao fim cumprindo o seu plano de trabalho
. Mantém-se sentada até ao final das tarefas.
. Reconhece e compreende o vocabulário básico e essencial para a concretização de uma atividade
. Está atenta ao computador para se recrear (audição de músicas, visualização de filmes/vídeos) ;
. Mostrar interesse por objetos/materiais didáticos não trabalhados;
. Consegue estar alguns minutos a trabalhar sem o acompanhamento do adulto.
Socialização
. Utiliza corretamente formas convencionais de saudação (gesto/palavra);
. Aproxima-se do outro para brincar, trabalhar… solicitar atenção/carinhos;
- Desenvolve capacidades de interação e relacionamentos interpessoais;
     
Motricidade
. Constrói puzzles
. Manuseia
. Pinta
. Cola
. Rasga
. Recorta
. Dobra
. Folheia
. Modela
. Explora e tira partido da resistência e plasticidade de materiais como: o barro, a massa de cores, pasta de papel, plasticina (...)
. Faz composições colando diferentes materiais
Língua Portuguesa Funcional
 . Obedece a instruções simples e claras
. Cumpre um recado, um pedido, uma ordem
. Identifica palavras-chave para comunicar 
. Identifica o seu nome escrito em letra de imprensa maiúscula
. Identifica oralmente o nome dos colegas 
. Reproduz o seu nome (maiúsculas): 
- registo manuscrito
- letras móveis
. Ouve músicas, canções.
. Reconhece e compreende o vocabulário básico e essencial para a concretização de uma atividade.
      Língua Portuguesa Funcional; Comunicação e linguagem
- Aumentar/Estimular a capacidade de comunicação não verbal e verbal

Matemática Funcional 
. Compreende os conceitos “ juntar, somar, mais”
. Compreende os conceitos “ tirar, menos”.
.  Agrupa objetos segundo a cor 
. Agrupa objetos segundo a forma
. Agrupa objetos segundo o tamanho
. Agrupa objetos segundo a função 
. Associa imagens iguais
. Identifica os números até 9.
. Sequencia os números até 5.
. Identifica no seu horário as diferentes tarefas
. Associa determinadas atividades com certos dias da semana

Motricidade e Matemática Funcional
- Competências básicas de corte e colagem; recorte de figuras respeitando os limites.
- Motricidade fina.




Mensagens populares deste blogue

Fevereiro